A diminuição da capacidade de realizar relações sexuais nessa idade é um processo fisiológico natural devido ao declínio lento, mas constante, da função reprodutiva do corpo masculino.
Apesar da natureza fisiológica de tal fenômeno, você não pode chamá-lo de agradável: a potência normal é a chave para a força masculina, de certa forma, a capacidade de intimidade sexual está associada à masculinidade e riqueza de um homem, como representante do sexo mais forte .
A disfunção erétil leva a problemas psicológicos e dúvidas. Mas nem tudo está perdido: mesmo aos 60 anos, um homem pode ser o que se chama "a cavalo".
Como o sistema reprodutor masculino funciona aos 60 anos
Verdade objetiva: na velhice, a potência não é mais a mesma de 20 ou 30 anos. Estilo de vida inadequado, doenças crônicas e uma diminuição geral no tom do corpo afetam. No entanto, isso não é um axioma.
Ao contrário das mulheres, para quem a menopausa é um fenômeno inevitável, não há menopausa masculina, e o representante do sexo forte pode permanecer em excelente forma sexual quase até a morte, dando chances aos jovens.
Apesar disso, manter o sistema reprodutivo em estado funcional requer mais esforço e responsabilidade. A motivação desempenha um papel significativo: sem paciência e trabalho nessa idade, uma ereção normal é simplesmente impossível.
Aos 60 anos, leva mais tempo para manter uma libido e excitação normais, a ereção torna-se lenta, o pênis é muitas vezes incapaz de relações sexuais com penetração. A potência na velhice é caracterizada pelas seguintes características:
- o nível de hormônio específico masculino diminui acentuadamente. A concentração de testosterona cai quase pela metade, o que causa disfunção erétil e dificuldade na relação sexual;
- o pênis não tem o mesmo tamanho mesmo no auge da excitação sexual;
- a pele no escroto não tem mais a mesma elasticidade e flacidez. Isso não afeta o nível de saúde sexual, mas não parece esteticamente agradável, o que pode afetar o estado psicológico de um homem, causando uma diminuição psicogênica da libido;
- manter uma ereção produtiva requer mais esforço e tempo;
- os testículos tornam-se menores e perdem a elasticidade anterior;
- diminuição da sensibilidade sexual. As zonas erógenas não são mais capazes de manter o nível necessário de condução nervosa;
- após a descarga sexual, o pênis desce rapidamente, leva muito tempo para obter uma ereção estável novamente.
Qualquer pessoa idosa do sexo masculino encontra problemas semelhantes, mas isso também não é um axioma. Tudo depende do estilo de vida e da saúde de um determinado representante do sexo forte. Em qualquer caso, é possível restaurar a potência após 60 anos. Tudo depende do desejo, aspiração e da disponibilidade de algum conhecimento médico.
Quais fatores levam a uma diminuição da potência
Tais fatores podem ser divididos em fisiológicos e patológicos.
Fisiológico
- Obesidade. É uma consequência de um distúrbio metabólico geral.
- Fumar. A nicotina afeta o suprimento sanguíneo para os órgãos pélvicos, causando isquemia e aterosclerose vascular artificial. A falta de circulação sanguínea é o caminho para a impotência.
- Beber grandes quantidades de álcool. O álcool entorpece a libido, reduzindo os níveis de testosterona. Você pode beber apenas com moderação - não mais do que um copo de vinho por dia.
- Causas psicogênicas (dúvidas, fobias e medos).
- Hipodinamia (falta de movimento).
- Tomar certas drogas (especialmente psicotrópicas).
Patológico
As doenças incluem:
- Doenças venéreas. As doenças sexualmente transmissíveis "prejudicam" a saúde dos homens, afetando a próstata e os testículos.
- Hipertensão. Causa fragilidade vascular e isquemia dos órgãos pélvicos.
- Prostatite. É considerado um verdadeiro flagelo dos homens com mais de 60 anos. Segundo as estatísticas, 70% dos homens mais velhos sofrem desta doença perigosa. A doença é caracterizada por disfunção erétil e problemas com a micção normal. Apesar disso, a derrota da próstata não é uma sentença. A doença causa impotência temporária. É bem possível corrigir a condição patológica.
- HPB. Tumor benigno do tecido glandular da próstata. Tem manifestações semelhantes com prostatite. Requer tratamento cirúrgico obrigatório, uma vez que não está em jogo apenas a função reprodutiva, mas também a saúde em geral.
- Lesões inflamatórias e não inflamatórias dos testículos e seus anexos: orquite, epididimite, criptorquidia (extremamente rara na idade adulta), etc.
- Doenças dos rins e do trato urinário. Incluindo urolitíase, pielonefrite.
- Patologias endócrinas ao nível da glândula tiróide (hipotiroidismo), hipotálamo e glândula pituitária (hipogonadismo).
Compreender as causas raiz só pode ser feito com a ajuda de um médico competente. A única coisa que o próprio paciente pode fazer é aderir às regras de prevenção para reduzir o papel dos fatores fisiológicos. O que fazer para restaurar a potência após 60 anos - esse problema só pode ser resolvido pelo representante do sexo mais forte.
Norma ou patologia - está tudo em ordem
A primeira coisa a fazer para determinar se o sistema reprodutivo está normal é realizar um teste de potência, ou seja, o autodiagnóstico.
Para fazer isso é simples:
- O número de atos sexuais em pessoas com mais de 60 anos é, em média, 1-2 por semana. Se um representante da metade forte da humanidade pode manter tal nível de atividade sexual, tudo está em ordem.
- Ereção matinal. Uma ereção matinal preservada é um indicador de saúde sexual. Mas sua ausência não é uma sentença ou um indicador.
- Ereção noturna. A ereção noturna também indica função reprodutiva normal.
Se apenas a ereção matinal desaparece, não há motivo para pânico, mas quando a potência noturna também desaparece, há razão para ser cauteloso. Para determinar como as coisas estão à noite, você precisa fazer um anel de papel de acordo com o tamanho do pênis e colocá-lo à noite na base do pênis. Se pela manhã o "produto" for preservado intacto, podemos falar de patologia. Neste caso, você não pode prescindir da ajuda de um médico.
Você deve entrar em contato com um andrologista. Ele irá prescrever várias medidas de diagnóstico, incluindo:
- Espermograma. Permite determinar a mobilidade dos espermatozoides e as propriedades fertilizantes do fluido seminal.
- Ultrassonografia dos órgãos pélvicos. Às vezes, uma diminuição na potência é causada por causas patológicas.
- Exame digital retal da próstata. Para descartar prostatite.
- Análise de suco de próstata. Também permite identificar prostatite e outras doenças do órgão glandular.
- Exame de sangue para PSA.
- Análise geral de sangue. Necessário para determinar a concentração de açúcar. Diabetes é o inimigo da saúde dos homens.
Depois de passar nesses estudos, uma pessoa saberá com certeza se é uma norma ou uma patologia. O principal é não atrasar a visita a um especialista. O próprio corpo masculino é bastante frágil e é ainda mais difícil restaurar a função sexual na idade adulta.
Quão realista é aumentar a potência nessa idade
O fortalecimento da atividade sexual masculina após os 60 anos é mais do que real. Não é a idade que desempenha um grande papel, mas a vontade e o desejo, porque quanto mais velho o representante da metade forte da humanidade, mais responsável é a abordagem e mais difícil é retornar uma ereção saudável. Para aumentar a potência após uma idade tão madura, é necessária uma abordagem integrada, que inclui:
- Aumentando a atividade física.
- Mudança de dieta.
- Recepção de medicamentos especializados.
- Também envolve o tratamento de doenças crônicas, é claro, se houver.
Aumento da potência em homens após 60 anos
Um grande papel no aumento da potência é desempenhado por uma mudança na dieta.
Nutrição apropriada
Antes de tudo, você precisa comer o máximo possível de alimentos vegetais (mas não apenas). Na mesa deve estar:
- nozes (especialmente nozes, pistaches, amêndoas). Apenas algumas colheres de sopa por dia são suficientes;
- granadas;
- frutas cítricas (laranjas, limões);
- figos;
- cebola;
- alho;
- leguminosas;
- ovos de galinha;
- rábano;
- frutos do mar (especialmente peixe vermelho, camarão);
- nabo;
- bananas;
- batata;
- produtos lácteos com baixo teor de gordura;
- uva;
- mel.
Produtos cujo uso é indesejável:
- carnes gordurosas (bovina, suína, ovina). Causa aterosclerose, interrompendo a nutrição dos órgãos genitais. Essa nutrição definitivamente não ajudará a aumentar a potência;
- produtos lácteos gordurosos: creme de leite, leite, creme;
- comida rápida. Promove o aumento do colesterol e a formação de depósitos lipídicos nas paredes dos vasos sanguíneos;
- salsichas, carnes fumadas;
- alimentos salgados;
- álcool em grandes quantidades;
- pão e doces.
Para aumentar a potência, você precisa comer fracionadamente, com frequência e não comer demais.
Atividade física para aumentar a potência
Como ter uma boa potência aos 60? Para aumentar a potência, é importante manter um nível ideal de atividade física. Em nenhum caso você deve trabalhar demais: isso não ajudará a aumentar a potência, mas prejudicará tanto a saúde reprodutiva quanto a saúde em geral.
Todo mundo sabe que o exercício intenso causa a liberação de adrenalina, noradrenalina, cortisol. Essas substâncias bloqueiam a produção de testosterona. Além disso, os pacientes idosos raramente possuem uma saúde excelente: problemas com o sistema cardiovascular afetam. Portanto, você precisa controlar rigorosamente o nível de pulso e pressão arterial.
Nesse caso, exercícios físicos leves são adequados: caminhada ao ar livre, corrida, natação, caminhada, exercícios matinais. Perfeito para: exercícios aeróbicos (contribuem para a cura de todo o corpo), ioga, exercícios para os músculos pélvicos (vale a pena esticar e relaxar os músculos da pélvis - isso é chamado de exercícios de Kegel.
Outras recomendações
- Restauração de um fundo psicológico normal. Se houver problemas com um parceiro, eles devem ser resolvidos, caso contrário, não haverá libido normal. Um sexólogo ou terapeuta sexual pode ajudar aqui.
- Você precisa abandonar os maus hábitos: nada de álcool, tabaco, principalmente drogas.
- É necessário parar de tomar drogas que deprimem a função sexual. Assim, você pode aumentar rapidamente a potência, mas isso não deve prejudicar a saúde. É importante consultar o seu médico.
- É importante tratar todas as doenças crônicas que podem causar disfunção erétil.
- Você deve tomar complexos vitamínicos e minerais especiais. A avitaminose pode ser um fator que reduz a capacidade de intimidade.
- Ajudará o uso de exercícios para restaurar a ereção. É o suficiente para relaxar e esticar os músculos responsáveis pela micção 30 vezes ao dia.
- Pratique relações sexuais regularmente. A vida sexual sistemática é uma maneira ideal de aumentar a potência.
Pode ser necessário o uso de medicamentos especializados - uma medida extrema. Os medicamentos só devem ser prescritos por um médico, pois têm muitos efeitos colaterais.
Fitoterapia
Você pode falar muito sobre o aumento da potência nos homens após os 60 anos com remédios populares, então vamos nos concentrar em algumas receitas eficazes.
A fitoterapia pode ser uma boa ajuda. Eles devem ser tomados com cautela (reações alérgicas são possíveis). Aqui estão algumas receitas eficazes:
- Uma mistura de nozes com mel. Misture os componentes em proporções iguais.
- Decocção Dubrovnik. Tome 2 colheres de sopa de matérias-primas picadas, despeje 1 xícara de água fervente. Insista por 60 minutos, depois tome 3-4 vezes ao dia por um terço de um copo.
- Suco de repolho.
- Tintura de ginseng. Cursos aceitos. No primeiro dia, dissolva uma gota em 0, 5 xícaras de água e tome. Todos os dias, adicione gota a gota até que o número de gotas atinja 28. Depois disso, tome o remédio nesta dosagem por 2-3 meses. A prescrição é contra-indicada em violação das funções do coração, rins e fígado.
- Uma decocção de rosa mosqueta. Pegue uma colher de sopa de frutas, despeje meio litro de água fervente, coloque todos os ingredientes em uma garrafa térmica. Insista por seis horas. Depois disso, tome meio copo duas vezes ao dia durante 1 mês.
A potência nos homens aos 55, aos 60 e até aos 70 anos é mais do que real. Tudo depende do próprio paciente. Uma abordagem integrada é importante. Se houver um desejo e uma vontade forte, é possível obter um aumento de potência em pouco tempo "à inveja" de um jovem de vinte anos.